quinta-feira, 8 de março de 2012

SCRAPBOOK: TRADICIONAL OU DIGITAL?

Olá, meus queridos!

Hoje vamos falar um pouquinho da diferença entre o scrapbook tradicional e o scrapbook digital.

O tradicional é aquele feito artesanalmente utilizando materiais como papéis, botões, fitas, adesivos, cola (sempre “acid free”, para não danificar as fotos), etc. Além desse material, você ainda vai precisar comprar alguns instrumentos como furadores, tesouras, pinças, etc. Se você não tem facilidade em utilizar o computador, esse é o scrap que você vai querer fazer. Esta talvez seja a maior vantagem do scrapbook tradicional. Além do fato de ser o tipo de scrap mais charmoso que existe! Por outro lado, a grande desvantagem é que quando o seu material acabar, você vai ter que comprar tudo de novo.

Scrap artesanal feito pela Kaká, para o álbum do seu sobrinho/afilhado Luca.


O scrapbook digital é aquele feito no computador, utilizando papéis e acessórios virtuais. Ao final do seu trabalho você pode imprimi-lo na forma de fotolivro ou então imprimir cada página individualmente e colocá-las num álbum. Tá certo, ele não tem o charme de um scrap feito artesanalmente, mas as vantagens são muitas! A principal é que, uma vez que você compra um kit de scrap digital, ele é eterno. Você vai poder usar aquele determinado papel, por exemplo, quantas vezes você quiser. Além disso, se você não é habilidoso com trabalhos manuais, essa é a melhor opção. O ponto negativo é que você vai precisar de um computador com o Photoshop instalado. Existem outros programas para a criação de scrapbooks mas eu não conheço nenhum que dá mais liberdade do que o Photoshop porque, normalmente, se você tem um software próprio para a criação de scraps, você só vai poder comprar kits específicos para esse determinado software. Se você já teve uma experiência com algum que não funcione desse jeito, deixe um comentário aqui, vou adorar saber!


Essa é a Ella, filha da Kaká, curtindo uma piscininha. Usei os kits


Existe ainda o scrapbook híbrido, que nada mais é do que uma mistura dos dois.

Página de scrapbook híbrida, por Jen Caputo

E aí? Qual é o seu preferido?

Beijocas,

Beta.

Um comentário:

  1. Eu adoro a idéia das páginas híbridas!! Acho que vou terminar o álbum do primeiro ano do "Lucoswaldo" dessa forma... =)

    ResponderExcluir