Quem já passou dos 30, como eu, certamente se lembra com saudades da época dos grandes cinemas de rua. A partir dos anos 80, começaram a surgir os chamados "cinemas de shopping" e os cinemas de rua, infelizmente, iniciaram sua decadência. Ainda restam alguns, poucos, como o Odeon e o Roxy, no Rio. Porém, a grande maioria foi demolida ou deu lugar a lojas de departamentos, supermercados, farmácias e igrejas evangélicas.
Foto antiga da Cinelândia, cujo nome foi dado devido à quantidade de
cinemas que havia ali na década de 30 (fonte)
Cine Odeon - década de 30 (fonte)
Vejam uma foto atual do Cine Odeon aqui
É claro que naquela época não existia imagem e som digitais, e as poltronas não eram confortáveis como as de hoje, mas os cinemas modernos, com todos os seus equipamentos de última geração, nunca terão o charme e o glamour de um cinema de rua. Esses cinemas eram, além de imensos (muitos chegavam a ter mais de 1000 lugares), luxuosos. Arquitetura, letreiros iluminados, lustres, porteiros e lanterninhas uniformizados são apenas alguns itens que contribuíam com todo o seu glamour. Me lembro que, quando criança, adorava a escadaria do Cinema Carioca, na Praça Saens Peña (me refiro sempre aos cinemas do Rio pois, por ter crescido lá, são os que estão na minha lembrança).
Interior do Cine Carioca (fonte)
Interior do Cinema Roxy, na década de 30 (fonte)
Interior do Cinema Palácio, na década de 40 (fonte)
Cinema São Luiz, década de 30 (fonte)
Os Cinemas Metro, ou Cines Metro, eram famosos por terem o melhor ar-condicionado da cidade. Quem freqüentou afirma que o ar podia ser sentido do lado de fora, na calçada! Foram demolidos antes de eu nascer, mas uma pequena parte de um deles continua viva em Conservatória, uma cidade no interior do estado do Rio de Janeiro.
Cine Metro Tijuca (fonte)
Cine Metro Copacabana (fonte)
Sala de Espera do Cine Metro Passeio (fonte)
O Cine Centímetro foi idealizado por Ivo Raposo, um tijucano amigo do meu pai. A fachada, saguão, platéia, paredes e letreiros têm peças originais do Cine Metro Tijuca, adquiridas por Ivo na época da demolição. Lá estão, ainda, as roletas, as placas sinalizadoras de entrada e saída e a urna de vidro onde os espectadores depositavam seus ingressos. O Cine Centímetro tem 60 lugares e oferece aos amantes do cinema uma verdadeira "viagem no tempo". A visitação inclui exibição, em película, de antigos clips e trailers da MGM.
Cine Centímetro - Conservatória, RJ (fonte)
Cine Centímetro - Letreiro (fonte)
Interior do Cine Centímetro (fonte)
Interior do Cine Centímetro (fonte)
E se, assim como eu, você ficou nostálgico, não deixe de ver esse slideshow com imagens dos antigos cinemas de rua. Dica: assista em tela cheia! ;)
Beijocas,
Beta.
"Aquele que não sentiu a perda de um cinema que freqüentou durante anos tem o coração de pedra ou a memória nublada" (Carlos Drummond de Andrade)