segunda-feira, 23 de abril de 2012

Monday Moods: Cinemas de Rua

Olá queridíssimos!

Quem já passou dos 30, como eu, certamente se lembra com saudades da época dos grandes cinemas de rua. A partir dos anos 80, começaram a surgir os chamados "cinemas de shopping" e os cinemas de rua, infelizmente, iniciaram sua decadência. Ainda restam alguns, poucos, como o Odeon e o Roxy, no Rio. Porém, a grande maioria foi demolida ou deu lugar a lojas de departamentos, supermercados, farmácias e igrejas evangélicas.

Foto antiga da Cinelândia, cujo nome foi dado devido à quantidade de
cinemas que havia ali na década de 30 (fonte)

Cine Odeon - década de 30 (fonte)
Vejam uma foto atual do Cine Odeon aqui

É claro que naquela época não existia imagem e som digitais, e as poltronas não eram confortáveis como as de hoje, mas os cinemas modernos, com todos os seus equipamentos de última geração, nunca terão o charme e o glamour de um cinema de rua. Esses cinemas eram, além de imensos (muitos chegavam a ter mais de 1000 lugares), luxuosos. Arquitetura, letreiros iluminados, lustres, porteiros e lanterninhas uniformizados são apenas alguns itens que contribuíam com todo o seu glamour. Me lembro que, quando criança, adorava a escadaria do Cinema Carioca, na Praça Saens Peña (me refiro sempre aos cinemas do Rio pois, por ter crescido lá, são os que estão na minha lembrança).

Interior do Cine Carioca (fonte)

Interior do Cinema Roxy, na década de 30 (fonte)

Interior do Cinema Palácio, na década de 40 (fonte)

Cinema São Luiz, década de 30 (fonte)

Os Cinemas Metro, ou Cines Metro, eram famosos por terem o melhor ar-condicionado da cidade. Quem freqüentou afirma que o ar podia ser sentido do lado de fora, na calçada! Foram demolidos antes de eu nascer, mas uma pequena parte de um deles continua viva em Conservatória, uma cidade no interior do estado do Rio de Janeiro.

Cine Metro Tijuca (fonte)

Cine Metro Copacabana (fonte) 

Sala de Espera do Cine Metro Passeio (fonte)

O Cine Centímetro foi idealizado por Ivo Raposo, um tijucano amigo do meu pai. A fachada, saguão, platéia, paredes e letreiros têm peças originais do Cine Metro Tijuca, adquiridas por Ivo na época da demolição. Lá estão, ainda, as roletas, as placas sinalizadoras de entrada e saída e a urna de vidro onde os espectadores depositavam seus ingressos. O Cine Centímetro tem 60 lugares e oferece aos amantes do cinema uma verdadeira "viagem no tempo". A visitação inclui exibição, em película, de antigos clips e trailers da MGM.

Cine Centímetro - Conservatória, RJ (fonte)

Cine Centímetro - Letreiro (fonte)

Interior do Cine Centímetro (fonte)

Interior do Cine Centímetro (fonte)

E se, assim como eu, você ficou nostálgico, não deixe de ver esse slideshow com imagens dos antigos cinemas de rua. Dica: assista em tela cheia! ;)

Beijocas,

Beta.

"Aquele que não sentiu a perda de um cinema que freqüentou durante anos tem o coração de pedra ou a memória nublada" (Carlos Drummond de Andrade)

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Monday Moods: Cabelos Grisalhos

Olá queridíssimos!

Há mais ou menos um ano eu comecei a notar alguns fios de cabelo branco na minha cabeça. Ah, que tristeza! "Estou mesmo ficando velha!", pensei. Mas tristeza maior foi pensar que a partir daquele momento eu seria "escrava de salão".

Eu costumava dizer que quando começasse a ter cabelos brancos, não iria pintar. Uma vez estava almoçando no Fashion Mall, no Rio, e notei uma mulher, sentada na mesa ao lado, com uma vasta cabeleira grisalha... linda!! Bem diferente das tradicionais "vovozinhas", o cabelo dela era cortado em fio reto e batia no meio das costas. Não conseguia tirar os olhos do cabelo da mulher! Foi aí que decidi: "quando eu envelhecer meu cabelo vai ser assim".

O problema é que toda vez que eu contava para alguém que deixaria meu cabelo ficar branco recebia sempre a mesma resposta, algo do tipo "ah, não vai mesmo, vai ficar horrível!"

Ora bolas, por que essa discriminação com mulheres que não pintam o cabelo? O homem grisalho é considerado sexy, quase que por unanimidade, então por que é diferente com as mulheres?

George Clooney , grisalho e barbado. Meu estilo favorito!!!

Richard Gere, Patrick Dempsey, Pierce Brosnan e Brad Pitt.
Tá bom pra vocês, meninas?

Certamente, existem por aí várias teorias acerca dessa questão, sob diferentes pontos de vista (psicológico, biológico, etc.) mas hoje eu estou escrevendo para vocês para mostrar como as mulheres podem, sim, ter cabelos brancos/grisalhos sem perder sua beleza e seu charme.


Meryl Streep, CHIQUÉRRIMA, em "O Diabo Veste Prada"

Helen Mirren, lindíssima!

Diane Keaton e Jamie Lee Curtis também não têm
vergonha de assumir os seus "branquinhos"


Se você ficou tentando imaginar como seria ter cabelos brancos e não parecer uma vovó, veja como essas mulheres usaram diferentes tipos de cortes/estilos e continuam lindas.



Gente, eu me rendi ao tonalizante porque a pressão para eu não deixar meu cabelo branco era muito grande e vinha de todos os lados: da minha mãe, da minha madrinha, da minha avó, da Si... então ainda estou só na vontade! Mas andei vendo umas fotos de mulheres jovens que tingiram o cabelo de cinza e pensei: e se essa moda pega??


Acho que eu embarco nessa, hein?! Talvez não tão cedo, mas quando a quantidade de fios brancos crescer significativamente... quem sabe? ;)

Leia aqui e aqui os cuidados que devem ser tomados para manter os cabelos brancos sempre bonitos.

Beijocas,

Beta.


quinta-feira, 12 de abril de 2012

Chá Maluco

Olá queridíssimos!

De vez em quando eu leio, ou vejo, alguma coisa na internet que toca o meu coração. A história por trás da festa que eu vou mostrar para vocês aqui foi mais uma das muitas que me emocionaram. Quando vi esse post no Kara's Party Ideas, senti, na mesma hora, uma vontade imensa de compartilhar com vocês, nossos queridos leitores.


Sharon Chase, da empresa Princess Sharon Events, é professora de música no Conservatório Boston New England. É mestre em teatro, voz e violoncelo, pela Wheelock College. Sua empresa é especializada em realizar eventos personalizados, que vão desde chá de panela até Bat Mitzvah, focando principalmente em festas para meninas/adolescentes. Sharon é a anfitriã, coordenadora e designer de TODOS os seus eventos personalizados. É ela quem planeja todos os detalhes e, além de tudo isso, ainda canta e representa.

Sharon Chase

Por causa da sua formação musical, Sharon desenvolveu o conceito original de seus eventos de uma forma que enriquecesse as festas infantis com música e diversão, e também para realizar seu desejo secreto de comprar vestidos de princesas e tiaras! :P

Essa festa, com tema "Alice no País das Maravilhas", foi oferecida pela Princess Sharon para 18 garotinhas que estão na luta contra o câncer.


"Essa festa foi muito especial para mim. Criamos esse 'Chá Maluco' para 18 garotinhas que estavam em tratamento contra o câncer. Nós às vezes trabalhamos com a Jimmy Fund Clinic, no Dana Farber Cancer Institute, em Boston, para dar a essas garotinhas um dia de magia, longe das regulares agulhas e picadas, e também das dolorosas e desconfortáveis visitas a hospitais. Também fiz questão que os pais dessas meninas fizessem parte do evento, para poderem sentir a alegria de ver suas crianças se divertindo: cantando, dançando, girando, rindo... algo que eles não costumam vivenciar no dia-a-dia de suas filhas durante o tratamento." (Sharon Chase)

Vejam algumas fotos desse evento inspirador:

















Vocês podem ver mais fotos da festa aqui.

Beijocas,

Beta.

PS: thank you, Sharon, for letting me use your pictures and share with our readers this wonderful event! :)






terça-feira, 10 de abril de 2012

De-coração: Espelho, Espelho Meu

Olá queridíssimos!

Eu adoro espelhos! Na minha casa, tenho espelhos em quase todos os cômodos. Você pode até me chamar de narcisista, mas os espelhos dão AQUELA realçada na decoração, seja preenchendo paredes, aumentando a luminosidade em áreas mais escuras ou ampliando ambientes. Os adeptos do Feng Shui afirmam, ainda, que eles podem ser utilizados para aumentar a circulação de energia positiva na sua casa (para quem tem interesse no assunto, dicas aqui). Sendo assim, separei algumas fotos de ambientes decorados com espelhos de vários tipos e estilos, espero que vocês gostem!

parede de espelho, na minha casa



porta com espelhos, também na minha casa



espelhos na casa da Kaká!! gente, essa foto eu tirei no dia da nossa
festinha de Halloween (vejam mais fotos aqui),
normalmente eles estão perfeitamente alinhados e sem teias de aranha :P



lindo o espelho dessa sala de jantar!! (fonte)





adoro esses espelhões apoiados na parede!! (fonte)






adorei a simetria nesse quarto (fonte)



olha que graça esse quarto de bebê!! (fonte)




espelhos sobrepostos (fonte)


pastilhas espelhadas são uma ótima opção para cozinhas pequenas (fonte)


espelhos nos móveis, por que não? (fonte)

E aí, gostaram? Quem quiser algumas idéias de como utilizar espelhos para decorar a sua casa, esse post do eudecoro dá ótimas dicas. Enjoy!

Beijocas,

Beta.